Skip links
Elenco

O CLUBE

HISTÓRIA

ACESSAR

TOMBOS-MG

ACESSAR

REGULAMENTOS

ACESSAR

PLANO DE AÇÕES

ACESSAR

BALANÇO FINANCEIRO

ACESSAR

CENTRO DE TREINAMENTO

ACESSAR

ESTÁDIO

ACESSAR

ESCUDO DO TOMBENSE

ACESSAR
Nossa plataforma utiliza Cookies para garantir que você tenha a melhor experiência de navegação. Se quiser saber mais, basta acessar nossa Política de Privacidade
plugins premium WordPress

CACHOEIRA – PRINCIPAL PONTO TURÍSTICO

TOMBOS É UM MUNICÍPIO BRASILEIRO DO ESTADO DE MINAS GERAIS. LOCALIZADO NA ZONA DA MATA MINEIRA, A 5 KM DA DIVISA COM O ESTADO DO RIO DE JANEIRO E A 28 KM DO MUNICÍPIO DE CARANGOLA,E 367 KM DA CAPITAL BELO HORIZONTE.

O MUNICÍPIO RECEBEU ESTE NOME EM ALUSÃO ÀS TRÊS QUEDAS (TOMBOS) D’ÁGUA DA CACHOEIRA DO RIO CARANGOLA QUE FICA NA CIDADE. INICIALMENTE CONHECIDA COMO TOMBOS DO CARANGOLA, O NOME FOI ENCURTADO COM O TEMPO PARA TOMBOS.

HISTÓRIA

O CORONEL MAXIMINIANO JOSÉ PEREIRA DE SOUZA, MAIS OU MENOS NO INÍCIO DO SÉCULO XIX, ABASTADO PROPRIETÁRIO, FOI QUEM PRIMEIRO CONHECEU O LOCAL, NELE SE FIXANDO DEFINITIVAMENTE, COM SEUS ESCRAVOS, AMIGOS E PARENTES. NO INÍCIO, A REGIÃO PASSOU A SER CONHECIDA POR TOMBOS, EM ALUSÃO ÀS TRÊS QUEDAS D’ÁGUAS NELA EXISTENTES. COM O CORRER DOS ANOS E O DESENVOLVIMENTO NATURAL DAS LAVOURAS ALI INICIADAS FORMOU-SE PEQUENO NÚCLEO POPULACIONAL.

O CORONEL MAXIMINIANO, QUE SE HAVIA TORNADO POSSEIRO DAS TERRAS DESBRAVADAS, FEZ DOAÇÃO, EM 1849, DE UMA GLEBA PARA O PATRIMÔNIO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, CUJA CAPELA SERIA EDIFICADA EM HONRA À SANTA. O LOCAL PASSOU ASSIM A CHAMAR-SE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE TOMBOS E POUCO TEMPO DEPOIS FOI ELEVADO À CATEGORIA DE DISTRITO PELA LEI PROVINCIAL NÚMERO 605, DE 21 DE MAIO DE 1852. MAIS TARDE, O TOPÔNIMO FOI ALTERADO PARA TOMBOS DE CARANGOLA, PASSANDO A SIMPLESMENTE TOMBOS QUANDO DA SUA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA, O QUEACONTECEU COM A LEI NÚMERO 843, DE 7 DE SETEMBRO DE 1923.

NO DIA 12 DE NOVEMBRO DE 1878, PELA LEI Nº 2500,O TERRITÓRIO FOI INCORPORADO AO MUNICÍPIO DE CARANGOLA TORNANDO-SE DISTRITO,COM O NOME TOMBOS DO CARANGOLA, QUE ASSIM PERMANECEU ATÉ A CRIAÇÃO DO MUNICÍPIO. COM A EMANCIPAÇÃO POLÍTICA, ATRAVÉS DA LEI Nº 843, DE 7 DE SETEMBRO DE 1923, TOMBOS TORNOU-SE MUNICÍPIO, PASSANDO A DENOMINAR-SE SIMPLESMENTE “TOMBOS”. EM TOMBOS LOCALIZA-SE A USINA HIDRELÉTRICA DE TOMBOS, QUE ATENDE AO NORTE FLUMINENSE.

GEOGRAFIA

SUA POPULAÇÃO ESTIMADA EM 2010 É DE 9.542 HABITANTES,ENQUANTO EM 2000, ERA DE 11.652, SEGUNDO O CENSO. O MUNICÍPIO SUBDIVIDE-SE NOS DISTRITOS DE TOMBOS (SEDE), CATUNÉ E ÁGUA SANTA DE MINAS. COM 62 METROS DE ALTURA, A CACHOEIRA DE TOMBOS É A MAIOR DA ZONA DA MATA[CARECE DE FONTES], E DÁ O NOME A ESTA CIDADE. ÁREA DA UNIDADE TERRITORIAL É DE 283KM².

PRINCIPAIS DISTÂNCIAS:

PORCIÚNCULA – 5KM

CARANGOLA – 24KM

ITAPERUNA – 40KM

MURIAÉ – 60KM

RIO DE JANEIRO – 356KM

BELO HORIZONTE – 367KM

Balanço

Previous slide
Next slide

ESCUDO ATUAL